ENXERTOS ÓSSEOS

ENXERTOS ÓSSEOS

O QUE É CIRURGIA DE ENXERTO ÓSSEO?
É um procedimento cirúrgico indicado para pacientes que necessitam de tecido ósseo que servirá de base para a instalação futura de implante dentários.

COMO SABER SE É PRECISO REALIZAR ENXERTO ANTES DO IMPLANTE?
Para a cirurgia de implantes, o profissional necessita de radiografias e tomografias pré-operatórias que indicarão a possibilidade ou não de colocar implantes. Existem casos em que a perda do dente resulta em reabsorção do osso da maxila e/ou mandíbula e, para a colocação de implantes, é necessário uma cirurgia para recuperar este osso perdido. A este procedimento damos o nome de enxerto ósseo. Após 5 meses, faz-se a cirurgia de implante.

QUANTO TEMPO DEPOIS É COLOCADO A PRÓTESE (DENTE)?
O dente é a fase final da reabilitação. Para pacientes que necessitam de enxerto ósseo, o dente será colocado 06 meses após a instalação dos implantes. No entanto, o tratamento é dividido em etapas: Etapa 1: cirurgia de enxerto ósseo.
Etapa 2: cirurgia para colocação do implante.
Etapa 3: cirurgia para colocação do cicatrizador. Etapa 4: confecção da prótese sobre o implante.

QUE MATERIAL É UTILIZADO COMO ENXERTO ÓSSEO?
Para a realização do enxerto, é colhido osso da região intra-oral do próprio paciente, pois sabe-se que este apresenta os melhores resultados para a instalação dos implantes. Em alguns casos, utiliza-se biomaterias de origem bovina como complemento do procedimento.

HÁ RISCO DO MEU ORGANISMO REJEITAR UM ENXERTO?
Atualmente, o índice de sucesso dos enxertos ósseos é de 90%. A perda de enxertos pode acontecer devido a sua reabsorção antes do tempo esperado ou mesmo por não incorporar na região desejada. Estes processos estão relacionados com vários fatores que vão desde a técnica cirúrgica inadequada utilizada por profissionais não capacitados, passando por não cumprimento das orientações pós-operatórias pelo paciente ou processos biológicos do organismos ainda desconhecidos. Em casos de insucessos, uma nova avaliação deve ser realizada para planejar um novo procedimento.